Pão de Açucar




Sábado: 11 horas e mais de 35º graus na rua. Um calor arrasador e uma enorme fila com centenas de turistas brasileiros e não só era o que nos esperava quando decidimos subir até ao Pão de Açucar.

Depois de darmos voltas e mais voltas ao recinto para encontrarmos uma vaga para estacionar o carro (local com pouco espaço para tanta gente), lá conseguimos que um flanelinha de corpo esguio nos arranjasse uma vaga a vários metros do local! Acreditem ou não mas pediu-nos uma fortuna por aquele achado (mais do triplo do normal). Pagámos mesmo assim pois a vontade de subir no bondinho e a falta de paciência para torrarmos ao sol à procura de um lugar falaram mais alto.

Enquanto aguardámos na fila pela nossa vez vimos traços da sociedade brasileira e da maneira como este povo encara a vida. Vendedores de souvenirs, de picoles, de sorvetes e de bebidas frescas ou mesmo camelôs de tudo quanto se possa imaginar “passeiam-se” por ali entretendo os turistas com a sua cantiga de vendedor. E olha que muitos sao verdadeiros artistas nesta arte de bem vender.

Depois da longa espera, eis que chega o momento da compra do bilhete (35 reais). Estamos a poucos instantes de fazer uma das melhores e mais inesquecíceis viagens das nossas vidas. Apenas um lanço de escadas nos separam de entrar naquela “coisa envidraçada pendente nos cabos” tão frágil quando vista de longe. Cerca de 70 pessoas é a lotação máxima mas em temporada alta o número fica-se pelos 30 por questões de segurança. De 20 em 20 minutos chegam carruagens.

A viagem é única e indiscritivel e passa tão rápido que apetece parar o relógio para ficarmos ali pendurados a admirar todas as panorâmicas oferecidas.
Conforme se vai subindo eis que o nosso olhar se prende ao se avistar a pequena Praia Vermelha, o bairro da Urca, a marina de Botago ou a Baia de Guanabara.

Antes de chegarmos ao Pão de Açucar, existe uma paragem para troca de bondinho – morro da Urca. Aqui pode já começar a prever a maravilha que vai ser esta subida ao segundo ponto mais alto da cidade maravilhosa depois do Cristo Redentor. O morro da Urca é internacionalmente conhecido por ser um espaço único de onde é possível avistar-se o Rio de Janeiro na sua grandiosidade e beleza natural. Aqui pode desfrutar de refeições leves mas de qualidade, participar em várias actividades lúdicas, assistir a concertos e espectáculos ao ar livre. Não se espante se se cruzar com um artista da Globo ou jogador de futebol. É comum verem-se por ali. Aproveite para tirar várias fotos e comprar uma lembrança para mais tarde recordar com um prato de cerãmica com o seu rosto confirmando a sua passagem por aquele local.

Depois desta breve paragem rume até ao Pão de Açucar. Durante o trajecto de poucos minutos, os rostos continuam colados às janelas expressando a surpresa e o encanto que se vive naquele instante mas também se ouvem os gritos de pânico pela fobia das alturas.

Chegados ao cimo deixe-se levar pelo que vê e aproveite o que o Rio de Janeiro tem de melhor para lhe oferecer. Nem o sol tórrido que se sente em plena época de Réveillon nos impede de viver e de usufruir o encanto da cidade a que um dia chamaram de maravilhosa.

5 comentários:

Gabriel Ramos disse...

eu odeio o meu blogg quando vejo o seu blog, o da burchardt, e de muitos me inspiro para fazer uma boa postagem mas...n da, tenho preguiça hahahahahah continua com esse excelente blog ta otimo valeeu!!!

Verônica disse...

Olá, tudo bem?

Gostei do conteúdo de seu blog e gostaria de fazer uma proposta de artigo, caso tenha interesse por favor entre em contato pelo email que te passo a proposto completa.

Abraços,
Verônica

Unknown disse...

Conheça a tripys e várias opções de city tour no rio de janeiro

Rafa Monteiro disse...

Eu achei todas as matérias iradas! Vocês já deram um pulo neste local? http://www.aluguevansvev.com.br/city-tour-rio-de-janeiro-dicas-memorial-dos-pretos-novos/ eu fui tem uns dias e achei antológico!

Unknown disse...

Nesse momento o RIO esta em foco e no final tudo vai dar certo durante essas Olimpíadas.
Já estou vendo inúmeros turistas, atletas e todos querendo aproveitar para conhecer um pouco dessa linda cidade.
Super indico a empresa VAM Transportes para levar você e sua família nos principais pontos turisticos.
Aluguel de Van no Rio é na VAM Transportes. Eventos e viagens em geral, curta nossa pagina no facebook https://www.facebook.com/Vamtransportes/ e faça um orçamento.
Site http://www.vamtransportes.com/