Cristo Redentor


Ir a Roma e não visitar o Papa é como ir ao Rio de Janeiro e não visitar o Cristo Redentor.

Ex-líbris da cidade maravilhosa, este monumento localizado no alto do Morro do Corcovado, é visitado anualmente por milhares de turistas que aí podem chegar via carro ou via tren (percurso mais apetecível que percorre o interior de parte da floresta da Tijuca).

A viagem no Tren do Corcovado, como é apelidado, custa 36 reais (aprox. 14 euros) e dura cerca de 20 minutos. O tempo necessário para ir descobrindo in loco alguns dos exemplares da fauna e flora que constituem a floresta da Tijuca. Se visitar a cidade em época alta não estranhe se ficar várias horas na fila para comprar o bilhete que o levará a uma experiência inesquecível.

Por entre ancestrais e gigantescas árvores que cobrem quase por inteiro o caminho, deixe-se levar pelos sons dos animais que aí habitam e pela divesidade e vastidão da botânica com que se vai confrontado a cada instante. Não se assuste se, de vez em quando, lhe surgir inesperadamente do extenso manto verde uma estátua decorativa alusiva a um animal (tocano) ou a outro elemento da natureza ou figura de banda desenhada. São cheiros e cores que se misturam ao longo do percurso que é mais rápido do que o desejado para quem gosta de apreciar os verdadeiros momentos diante da natureza. Com lguma sorte pode até ter a sorte de entrar numa carruagem onde um grupo de rapazes o presenterá com um mini pacodinho com direito a batuques e bandeiretas. Não se esqueça de lhes deixar um “trocadinho”.

Bastam alguns lances de escadas para chegar até aos pés do Cristo Redentor. Aí desfrutará de uma belíssima panorâmica de todos os ângulos da cidade do Rio. Um verdadeiro regalo para os olhos que não deve deixar de registar na sua memória e também na máqina fotográfica ou de filmar para mais tarde recordar. Quem escolheu este ponto para construir a estátua do Cristo estava de certo longe de imaginar que este se tornaria num ponto de romaria de turistas vindos dos quatros cantos do Mundo. Aqui no alto fascine-se com a beleza da cidade apelidada de maravilhosa. Não admira porquê.

À sua direita surge a gigante Lagoa Rodrigo de Freitas, ao fundo os carismáticos bairros de Ipanema e do Leblón com as suas praias não menos famosas e ainda o extenso manto verde de parte do Jardim Botânico que maravilha quem o visita com as suas imponentes e gigantescas palmeiras imperais carregadas de história. De frente para o Cristo ergue-se o famoso Pão de Açucar com o seu centenário Bondinho que desliza, ora para cima ora para baixo, através de um sistema baseado em cabos que impressiona ou assusta quem o observa de longe. Do lado esquerdo observe o estádio do Maracanã, parte do centro da cidade com os seus imensos e imponentes prédios altos bem como o aeroprto do Galião.

Depois de contemplada a paisagem não perca a oportunidade de tirar uma ou várias fotografia de braços abertos com o Cristo como pano de fundo. Caso escolha uma temporada de época alta não se admire se nas suas fotos tiver a companhia de mais rostos e braços do que só os do Cristo.

2 comentários:

Nuno disse...

Obrigado pelo comentário que deixou no Portal das Viagens.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.